#Cuba será sede da mais importante reunião bienal da Cepal

Um mundo em que ninguém seja deixado para trás é a aspiração da Agenda 2030. Foto: Endrys Correa Vaillant

Cuba será a sede da 37ª sessão da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a reunião bienal mais importante da organização regional, que acontecerá de 7 a 11 de maio em Havana.

A designação de Cuba foi determinada por todos os países membros da Cepal, na conclusão dos trabalhos da última 36ª sessão, realizada de 23 a 27 de maio de 2016, na Cidade do México.

A sessão é a reunião intergovernamental mais importante em termos de orientar o trabalho da Comissão Regional das Nações Unidas. Como tal, oferece um fórum para analisar as questões mais relevantes para o desenvolvimento econômico e social dos países da região e examinar o andamento das atividades da Comissão.

Na reunião, a Cepal apresentará seu relatório de atividades aos 46 países membros e proporá aos governos uma reflexão sobre o progresso das estratégias de desenvolvimento, no contexto dos compromissos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

«Para nosso país é muito importante ser a sede da sessão da CEPAL como uma grande oportunidade para avançar na análise das principais questões de desenvolvimento da região neste espaço coletivo», afirmou o ministro cubano do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, após assinar o acordo em que se confirmou que Cuba seria o país anfitrião.

Alicia Bárcena, por sua vez, disse que nesta ocasião a reunião aprofundará a ideia e a necessidade de igualdade na América Latina e no Caribe, de acordo com o que funcionou em suas quatro sessões anteriores realizadas em 2010 em Brasília; em 2012, em San Salvador; em 2014 em Lima e 2016 na Cidade do México.

«Nós mantemos a igualdade no centro de nossas propostas e enfatizamos a importância de acabar com a cultura do privilégio, como uma condição central para avançar em direção ao desenvolvimento sustentável», disse a funcionária da ONU.

Fonte: Granma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s